"PENSAR OS FUTUROS DA EDUCAÇÃO
Reflexões sobre o Relatório UNESCO 2021"
Durante a próxima Conferência Geral da UNESCO, em Novembro de 2021, será lançado o relatório Reimagining our futures together: A new social contract for education. Este relatório insere-se na linha do Aprender a ser (1972) e da Educação: um tesouro a descobrir (1996). Tendo sido resultado de um extenso processo de consultas, envolvendo cerca de um milhão de pessoas em todo o mundo, este relatório assume-se como um convite aos educadores do mundo para discutirem e desenvolverem experiências em comum. Vale a pena, por isso, analisar as suas ideias e o seu impacto cerca de seis meses depois do seu lançamento oficial.
Professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
É Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, instituição de que foi Reitor entre 2006 e 2013. É Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genève (1986) e Doutor em História pela Universidade de Paris IV-Sorbonne (2006). É Doutor Honoris Causa por seis universidades brasileiras e portuguesas.
Exerceu funções como Embaixador de Portugal na UNESCO, entre 2018 e 2021, tendo sido Coordenador do grupo de investigação-redacção da Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação.