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ICET 2022

Sofia Marques da Silva

Associate Professor Universidade do Porto

Sofia Marques da Silva é professora associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto e membro efetivo do Centro de Investigação e de Intervenção Educativas, onde tem desenvolvido investigação e publicado no campo da inclusão, diversidade e juventudes. Nos últimos 10 anos tem-se dedicado ao estudo de percursos educativos, sentimentos de pertença e comunidades resilientes em regiões de fronteira. Coordena o projeto GROW.UP – Grow up in border regions in Portugal: young people, educational pathways and agendas” (Norte2020/FCT), e equipas portuguesas do projeto Erasmus + IBelong - Towards a Sense of Belonging in an Inclusive Learning Environment e do Projeto SIRIUS 2.0, Policy Network on Migrant Education (EAC-2017-0381). É editora da Revista Ethnography & Education (Taylor&Francis/Routledge). É vice presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. É perita da rede NESET II (Social dimension of Education and Training) e da EACEA (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency). 

local_library Abstract

Narrativas de inclusão e justiça social em escolas das regiões de fronteira de Portugal Continental

A partir de um estudo em escolas de regiões de fronteira de Portugal continental discute-se o valor da escola, nomeadamente na promoção da inclusão e justiça social. Considera-se como central o conceito de espaço para compreender de forma situada as experiências escolares e as aspirações de jovens. Analisa-se o modo como escolas, municípios e jovens perspetivam ou desenvolvem respostas a desigualdades e injustiças espacializadas. Se por um lado encontramos narrativas e práticas centradas na redistribuição de benefícios e recursos de modo a compensar desigualdades decorrente de questões socioeconómicas, abordagens mais reguladas por entendimentos cosmopolitas de educação, qualidade ou desenvolvimento. Por outro lado, encontramos respostas que colocam no centro distinções culturais menos reconhecidas e que indicam configurações regionais de políticas educativas e apontam para a pertinência de uma abordagem situada ao conceito de justiça social em educação.

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